Segmento de combustíveis e lubrificantes registrou queda de vendas em 2003

12/02/2004 - 11h18

Rio, 12/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi o que mais se retraiu em 2003, com taxa anual de -4,87% sobre o ano de 2002. A segunda maior influência negativa sobre as vendas do varejo em 2003 foi do segmento de Combustíveis e lubrificantes, que acumulou no ano um volume de vendas 4,29% menor do que o de 2002, resultado de variações de -4,81%, no primeiro semestre, e de -3,81%, no segundo.

Na avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela Pesquisa Mensal do Comércio, o desempenho negativo das vendas do comércio varejista foi conseqüência "da retração no rendimento médio real das pessoas ocupadas".

Na relação dezembro 2003/dezembro 2002, coube ao segmento de Móveis e eletrodomésticos, com crescimento de 20,89%, a principal influência no desempenho positivo do comércio varejista, o primeiro nos últimos 13 meses. Também apresentaram recuperação nas vendas os segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,80%) e tecidos, vestuário e calçados (0,73%).

Segundo o IBGE, a recuperação das vendas foram conseqüência da melhoria das condições de crédito, especialmente a partir do segundo semestre do ano.