Parque Tecnológico da UFRJ será ampliado

12/02/2004 - 15h52

Rio, 12/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - Com capacidade para abrigar mais de 200 empresas e laboratórios, que prevêem a geração de cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos no município, o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dá seguimento, este ano, a seu projeto de ampliação. Será construído o Centro de Negócios, fruto de parceria entre a Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação em Engenharia da UFRJ(COPPE) , o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro). O projeto se encontra em fase de análise da viabilidade econômica.

De acordo com informação da assessoria de imprensa do Parque Tecnológico, o prédio do novo Centro de Negócios abrigará 20 pequenas e médias empresas da área de Tecnologia da
Informação, gerando cerca de 150 empregos. Uma delas será a DBA Engenharia de Sistemas, empresa que será responsável pela criação do primeiro Offshore Delivery Center (ODC) do país. O centro trabalhará na prospecção de negócios para a produção de softwares no Brasil visando à sua exportação para o mercado exterior.

Novos projetos estão em andamento também na incubadora de empresas da Coppe/UFRJ, instalada no Parque Tecnológico do Rio. A incubadora lançará um edital em março para convocação de empresas, com o objetivo de dobrar o atual número de residentes, de modo a totalizar 26 ainda este ano. Desse total, seis vagas serão para empresas de design, sendo as demais distribuídas para as áreas de petróleo e meio ambiente, carros-chefe da incubadora. O tempo máximo de permanência das empresas incubadas é de quatro anos.