Prêmio Nobel defende pesquisa de transgênicos como forma de reduzir agroquímicos nas plantações

11/02/2004 - 15h09

Brasília, 11/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Prêmio Nobel da Paz de 1970, Norman Borlaug, defendeu hoje as pesquisas de alimentos trangênicos. Segundo ele com a tecnologia pode-se reduzir o uso de agroquímicos nas plantações. "Onde há coisas novas, existe resistência. Os argumentos contra o uso dos produtos genéticamente modificados são baseados em sentimentos. É necessário avaliar e pesquisar mais", afirmou.

O cientista defende também que para haver uma distribuição igualitaria de alimentos, o governo precisa investir em educação e emprego.

O Premio Nobel está visitando o Brasil desde o dia 03 deste mês. O objetivo é conferir a produção rural brasileira. O roteiro de viagem inclui as lavouras onde é utilizado o sistema de plantio direto. A técnica é usada no Brasil em regiões de solo pobre, como o cerrado.