Ministro e Undime debatem educação básica

11/02/2004 - 6h32

Brasília - O ministro da Educação, Tarso Genro, recebe hoje (11), às 12h, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime), Adeum Hilário Sauer, para discutir o salário-educação e a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Em janeiro último, a Undime, em carta ao ministro, salientou que a educação municipal é responsável por mais de 50% das matrículas no ensino fundamental.

Na carta, a entidade destaca a importância de se criar o Fundeb, que é objeto de discussões desde a publicação do Plano Nacional de Educação. Há quatro anos, a Proposta de Emenda Constitucional nº 112/1999, que visa à criação do fundo, tramita no Congresso Nacional. Em outubro último, a Presidência da República instituiu grupo de trabalho interministerial para analisar o assunto. A Undime também entregou ao ministro estudos sobre as principais opções de financiamento da educação básica. Cópias desses estudos foram encaminhadas, há dois meses, à Casa Civil da Presidência da República, aos ministérios da Fazenda e do Planejamento, às presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados e às lideranças partidárias do Congresso Nacional.

Fundada em outubro de 1986, a Undime, que tem sede em Brasília, congrega mais de mil secretários de Educação municipais, responsáveis por 20 milhões de crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental. A entidade estimula o debate sobre questões da educação municipal e integra seus representantes no processo decisório do setor educacional, além de estudar temas ligados à educação pública dos municípios, como o desenvolvimento profissional de docentes, a alfabetização, a gestão democrática, políticas públicas locais e a articulação com a sociedade.

As informações são do site do MEC.

11/2/04