Brasília, 11/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - Usar a casca do côco na confecção de vasos de xaxim, vassouras feitas a partir de garrafas de refrigerantes, ao invés da conhecida piaçava. Ações como estas além de ajudar na preservação do meio ambiente têm sido fator
importante na geração de emprego e renda para comunidades de baixa renda.
Na lista dos mais recentes estudos está a exploração da bucha vegetal brasileira . Nos anos cinqüenta, antes da entrada do sintético no mercado nacional, a bucha vegetal fazia parte dos hábitos de consumo dos brasileiros, não apenas para a higiene corporal mas também na limpeza doméstica.
Há dois anos, com objetivo de reativar o uso da bucha vegetal que relegada a condição de "coisa arcaica" desapareceu das cozinhas e banheiros do país, o pequeno empresário, Silvio Lana vem cultivando a bucha vegetal com o apoio do Sebrae em Ponte Nova, na zona da mata mineira.
Segundo Silvio Lana, a idéia da microempresa foi costurar uma ‘Colcha de Retalhos" , ou seja uma parceria pública privada na geração de emprego e renda passando pela cadeia produtiva da bucha vegetal. Ele enfatiza que a maior vantagem do cultivo da bucha está na geração de renda no campo com agregação de valor. Isto porque o produto pode ser cultivado e trabalhado por membros de uma mesma família dentro do programa Agricultura Familiar.
Além do cultivo, o pequeno empresário já está utilizando a fibra do fruto na confecção de várias peças de decoração como arranjos florais, bolsas , chinelos, tapetes luminárias e bijuterias. Para difundir a arte e a Criatividade em bucha vegetal, Silvio Lana vem ministrando ,curso em vários assentamentos da Reforma Agrária no país.
Ele lembra que são inúmeras as vantagens do cultivo da bucha. ¨Em primeiro lugar se trata de um produto não poluente, que indo para o lixo se torna adubo orgânico, realimentando a própria natureza, ao contrário da bucha sintética que é um resíduo sólido de difícil degradação".
De acordo com Silvio Lana, a bucha também está em fase de pesquisa, pela universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, para a confecção de vasos de xaxim , a exemplo da Embrapa que está com pesquisas avançadas na transformação da casca do coco verde em vasos de xaxim e adubos orgânico .Ele lembra que do ponto vista do banho e uso terapêutico, a bucha vegetal por ter uma propriedade esfoliante remove as células mortas e ativa a circulação sanguínea.
Por isso várias clínicas de estéticas do país já estão utilizando a bucha vegetal no combate a celulite estrias, varizes e gordura localizada, com bons resultados.
Segundo o pequeno empresário, Silvio Lana Minas Gerais tem grande potencial de produção e já exporta a bucha vegetal para outros estados como São Paulo. Não apenas para a indústria de modelos de utilidade confeccionado para higiene pessoal, como também, para o acolchoamento de segurança nos bancos de carros e aviões.
Ele lembra que o grande desafio agora é provar para autoridades brasileiras, que o cultivo da velha bucha é viável e pode ser exportada para vários países.
Mas para isso é preciso que o cultivo do produto seja expandido para várias regiões do território nacional, e que seu uso seja resgatado. "Isto com certeza irá gerar emprego, renda e muitas divisas para o Brasil e o que é mais importante sem agredir a natureza e saturar o solo" . Enfatiza o produtor.