Indústria cresceu 0,53% em 2003

10/02/2004 - 15h23

Brasília, 10/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - Números divulgados esta tarde pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que a indústria cresceu 0,53% em 2003, contra 1,88% em 2002.

De acordo com o coordenador de política econômica da CNI, o ideal é que haja crescimento entre 03 a 4% neste ano, mas se isso for viabilizado não deverá haver igual ritmo de crescimento de empregos. De qualquer forma, Castelo Branco considera que a inflação dos últimos três meses deve-se principalmente a contratos indexados à inflação passada, mas não vê motivos para impacto inflacionário nos meses que se seguem.

No entanto acha que a interrupção na queda das taxas de juros (Selic) foi um fator prejudicial à economia. O Copom, segundo entende o economista, deve retomar a redução dos juros e o país criar formas de facilitar a atividade comercial, criando parâmetros mais favoráveis na área da regulação. A desburocratização para a formação de empresas é outra receita que Flávio Castelo Branco aponta para que o país retome o crescimento econômico.