Blair verá Kadafi em breve

10/02/2004 - 10h41

Brasília - O primeiro-ministro inglês, Tony Blair, deverá visitar o líder líbio Muammar Kadafi em breve, segundo confirmou o ministro das Relações Exteriores britânico, Jack Straw.

O encontro de cúpula será o primeiro em 20 anos, já que o relacionamento dos dois países foi rompido em 1989. Na época, dois terroristas líbios explodiram um avião que transportava ingleses e Kadafi recusou-se a entregá-los às cortes internacionais por uma década, o que rendeu à Líbia um duro embargo comandado pelos Estados Unidos.

Kadafi começou a voltar ao cenário internacional ao entregar os terroristas e ao pagar indenizações milionárias às famílias das vítimas. As relações da Líbia com o restante do mundo ganharam mais fôlego a partir de dezembro, quando o país anunciou o fim dos programas de desenvolvimento de armas nucleares, químicas e biológicas.

Desde então, Kadafi já foi visitado pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e deve receber o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, nos próximos dias.

A Líbia é considerada pela Europa uma importante produtora de petróleo. Além da proximidade física, as empresas européias não enfrentam a concorrência com as norte-americanas para a compra do petróleo líbio, cuja produção diária chega a 1,4 milhões de barris.

Com informações de agências internacionais