Em um mês, cesta de compras sobe 1,33% no Rio

09/02/2004 - 17h15

Rio, 9/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - As cestas de compras consumidas pelas famílias residentes no Município do Rio de Janeiro voltaram a apresentar variação positiva na primeira semana de fevereiro, tendo registrado variação média de 0,06%. Com a alta o custo médio total da cesta de compras passou a R$ 296,78.

Com a alta da primeira semana de fevereiro, o custo das cestas de compras do município do Rio de Janeiro apresentou variação média de 1,33% no período de um mês (9 de janeiro a 6 de fevereiro), com aumento para todas as famílias de todas as faixas de renda. A maior variação foi para as famílias com renda de até oito salários-mínimos.

De acordo com as informações da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), no período entre 1º e 6 de fevereiro, em relação a última semana de janeiro, as cestas de compras tinham registrado queda média de 0,03%.

No período, os produtos que mais contribuíram para o aumento no custo da cesta foram batata (3,66%), queijo prato (3,26%), desodorante (1,87%), papel higiênico (1,79%) e cerveja (1,78%). Em compensação, a cenoura e o tomate tiveram quedas significativas, com reduções de, respectivamente, 5,87% e 5,52%.

Para o diretor do Instituto Fecomércio-RJ, Luiz Roberto Cunha, a alta da primeira semana de fevereiro, no entanto, não representa uma tendência, mas uma acomodação de preços. "Enquanto os preços dos hortifrutigranjeiros começaram a cair, os de alguns produtos elaborados voltaram a subir", explicou.

Na primeira semana de fevereiro, quase todas as faixas de renda arcaram com aumento de custo. A exceção foi a faixa de famílias com renda mensal entre dois e três salários mínimos, cuja cesta ficou, em média, 0,02% mais barata.

Já as famílias com renda mensal entre 15 e 20 salários mínimos foram as mais afetadas: sua cesta subiu, em média, 0,13%.

Segundo o Instituto Fecomércio, a pesquisa reflete as variações de preços dos 39 produtos de maior peso no orçamento (32 de alimentação, quatro de higiene e três de limpeza) de famílias de dez diferentes faixas de renda.