BNDES financia projeto social em Ipatinga

08/02/2004 - 7h17

Rio, 8/2/2004 (Agência Brasil - ABR) - Um total de 106 mil habitantes de sete bairros carentes de Ipatinga (MG), dos quais 16 mil de forma direta, terão melhoradas suas condições de vida, graças ao Projeto Mulssetorial Integrado, que será implantado pela prefeitura daquele município, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), no valor de R$25,4 milhões, equivalente a 54% do investimento global previsto.

O projeto contará também com recursos próprios da prefeitura local, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Ministério da Integração Nacional e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A informação é da Gerência de Imprensa do BNDES.

A operação engloba obras de infra-estrutura urbana, regulamentação fundiária, além de ações para geração de ocupação e renda e promoção da cidadania, e reforça a prioridade dada pela diretoria do BNDES à inclusão social.

O projeto prevê ainda a expansão do pronto-socorro municipal, que se tornará hospital municipal, e outorga de concessão de terras aos ocupantes dos assentamentos; construção de casas, contenção de encostas, redes de esgotamento sanitário, de abastecimento d'água, de eletrificação e de iluminação pública.

Estão previstas obras de reforma e ampliação de escolas e creches, implantação de cursos de capacitação de mão-de-obra e programas de educação ambiental, entre outros.

O município de Ipatinga apresenta, segundo o BNDES, "forte vocação industrial". O setor representa 60% do PIB municipal, avaliado em cerca de R$2 bilhões.