Proteção contra as chuvas de verão

06/02/2004 - 13h48

Pedro Al Shara (*)

Hoje, somos dependentes da energia elétrica para qualquer coisa e sabemos que estamos sujeitos a súbitos acidentes com a rede elétrica, principalmente no verão, época de chuvas intensas. Por isso, não podemos contar apenas com o acaso. É preciso prevenir. O ideal é utilizar equipamentos que evitam esse tipo de preocupação. No Brasil, o consumidor já encontra uma grande variedade de produtos nacionais ou importados disponíveis no mercado. São os estabilizadores, no breaks e filtros-de-linha.

Para evitar problemas de oscilações de voltagem, a proteção mais adequada é o estabilizador, que tem como função principal estabilizar a rede elétrica, evitando que essas oscilações possam queimar ou reduzir a vida útil dos aparelhos eletrônicos. Além de estabilizar, eles retiram grande parte dos ruídos presentes na rede elétrica e, no caso de equipamentos mais específicos, também da linha telefônica. Outro fator que melhora sua filtragem é a utilização do fio-terra, que também evita choques elétricos aos usuários em caso de disfunções na fonte ou equipamento a ele conectado. O estabilizador é considerado uma solução intermediária de proteção ao usuário que não deseja gastar muito para obter uma proteção segura para seu investimento, atendendo a uma boa relação custo/benefício.

Outro aparelho que ajuda muito na eliminação das interferências da rede elétrica é o filtro-de-linha. Ele protege os equipamentos contra ruídos e distorções harmônicas, melhorando o funcionamento dos aparelhos, aumentando sua vida útil e evitando o stress dos componentes eletrônicos. Deve ser utilizado em microcomputadores, terminais de vídeo, fax, aparelhos de som, TV, entre outros.

No entanto, a mais completa das sugestões é a utilização dos no breaks ou UPS - Uninterruptive Power Supply -, como é conhecido internacionalmente. Os no breaks são indicados para proteger e manter ligados um computador ou uma rede de computadores, assim como centrais telefônicas, sistemas de telecomunicações ou qualquer equipamento que necessite do fornecimento de energia durante um certo período de tempo, caso ocorram falhas na rede de distribuição elétrica. O no break tem uma bateria que fornece um determinado tempo de autonomia, permitindo que os usuários salvem e fechem os arquivos em utilização.

Antes de adquirir um no break, é muito importante certificar-se de estar comprando o produto que atenda a sua necessidade, seja para uso pessoal ou corporativo. É preciso checar a credibilidade das empresas que estão comercializando o produto, verificar termos de garantia, assistência técnica, suporte, manual em português e tradição da marca adquirida. Também é primordial dimensionar a potência do no break, que deve estar de acordo com a somatória das potências em VA dos equipamentos que serão conectados a ele acrescida em 20%.

Para grandes empresas, os no breaks inteligentes são uma boa opção. Eles oferecem sistemas que encerram o arquivo automaticamente antes do fim da bateria. Já para usuários domésticos e pequenos escritórios, esses recursos não são necessários. Nestes casos, o ideal é adquirir um equipamento de menor custo. Um bom modelo de no break é aquele que já incorpora estabilizador de voltagem, filtro-de-linha, proteção para fax e fax/modem e proteção contra surtos de tensão e curto circuitos.

Com tantas opções de equipamentos, modelos e preços, não há motivo para continuar dependendo do acaso. Basta escolher o aparelho mais condizente com suas necessidades e seguir tranqüilo, sem medo das oscilações da rede elétrica.

(*) Pedro Al Shara é diretor presidente da TS Shara, empresa produtora de no-break, estabilizador e filtro-de-linha.