Univasf começa a funcionar em agosto

05/02/2004 - 18h02

Brasília - Começa a funcionar em agosto a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que atenderá a cerca de mil municípios da região do semi-árido de Pernambuco e da Bahia. Com sede em Petrolina (PE), a Univasf terá outro campus em Juazeiro (BA).

O processo seletivo dos alunos está previsto para abril. Até março, a Casa Civil da Presidência da República deve baixar a portaria que autorizará a realização de concurso para contratação de 150 professores. Serão chamados, de início, 80 docentes. Em junho, mais 70 deverão ser contratados.

No primeiro vestibular, serão oferecidas 500 vagas - 240 para o campus de Juazeiro e 260 para o de Petrolina. Do total de vagas, 50% serão destinadas a alunos que cursaram o ensino fundamental e o médio em escolas públicas.

No campus de Petrolina, serão oferecidos os cursos de medicina (80 vagas), enfermagem (40), zootecnia (40) e administração, com habilitação em turismo e hotelaria, comércio exterior e agronegócio (60). Em Juazeiro, funcionarão os de engenharia civil (60 vagas), mecânica (40), elétrica (40), agrícola e ambiental (40) e de produção agroindustrial (60).

Nos próximos dias, o gestor da Univasf, José Weber Freire Macedo, ex-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, discute com pesquisadores do sítio arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (Piauí), a possibilidade de implantar o curso de Arqueologia. Seria a primeira extensão da Univasf. "A iniciativa é interessante, pois trata-se de uma área muito bonita", destacou Weber.

A estrutura dos currículos de cada curso a ser implantado na Univasf está em fase de discussão por especialistas. O estatuto provisório da instituição será encaminhado para discussão na Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).

As informações são do Ministério da Educação.