Faltou quórum no I Fórum do Circo Brasileiro

04/02/2004 - 16h58

Brasília, 4/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - Por falta de quórum, não foi realizado hoje, no auditório Freitas Nobre, no Anexo IV da Câmara dos Deputados, o I Fórum do Circo Brasileiro. Segundo o organizador, José Carlos Santos Silva, que prefere ser chamado de palhaço Plim-Plim, foram convidados diversos políticos e artistas para debater a situação do circo no país, mas ninguém compareceu. Plim-Plim disse que, dos políticos convidados, o único que justificou a ausência foi o ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Um dos principais acontecimentos previstos na agenda do Fórum era o lançamento do Site Nacional do Circo, cuja função principal será realizar o Primeiro Censo do Circo Brasileiro. De acordo com Plim-plim, não existe nenhum tipo de estatística sobre a situação atual do circo no Brasil. Por meio do site, os artistas poderão se registrar, criando um banco de dados das atividades circenses em todo o país.

O próximo passo seria a criação da Federação Nacional dos Artistas Circenses do Brasil. A idéia era abrir a Ata de Constituição da Federação no evento de hoje, que não aconteceu porque os próprios artistas não compareceram.

Plim-plim reclama que há pouco espaço para o circo nas medidas culturais adotadas pelo governo que, na sua opinião, defendem a descentralização dos recursos, mas acabam dando prioridade aos grandes espetáculos. Ele contou ainda que será realizado em 27 de março, Dia Nacional do Circo, o II Fórum do Circo Brasileiro em Recife (PE). Plim-plim batizou o evento de Circo Morto, uma crítica ao projeto do Ministério da Cultura, Circo Vivo, que considera elitista. O palhaço acredita que não deve faltar público em Recife, pois diz ser muito popular na região.