Rio, 3/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - O governo do Rio e a concessionária CEG acertaram em reunião nesta terça-feira, a ampliação dos investimentos no setor do gás canalizado objetivando a ampliação do programa de incentivo a implantação do gás natural nos municípios do interior fluminense.
A reunião, realizada no Palácio Guanabara, contou com a participação da governadora Rosinha Matheus, do secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Vagner Victer, e o presidente da concessionária CEG, Daniel López Jordá.
A pedido da governadora, a CEG comprometeu-se em ampliar o programa de incentivo ao gás natural canalizado em outros municípios do interior fluminense, além daqueles já previstos. Neste novo projeto, serão beneficiados os municípios de Quatis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Três Rios, Paraíba do Sul, Nova Friburgo e Teresópolis.
O protocolo para validar esse acordo, que prevê investimentos da ordem de R$ 117 milhões, será assinado nas próximas semanas.
Durante o encontro, o governo entregou a Licença Ambiental de Instalação de Gás a CEG para o gasoduto Xerém-Quitandinha, que irá abastecer de gás natural canalizado o município de Petrópolis, na Região Serrana. As obras, ainda de acordo com a assessoria, deverão começar em 30 dias.
Dessa forma, Petrópolis será a primeira cidade serrana do Estado a ter o gás natural canalizado. O governo também dará início as obras para a chegada do gás aos municípios de Itaboraí, Niterói e São Gonçalo", no Grande Rio.
Inicialmente, o programa de investimentos no programa de ampliação do gás natural canalizado previa investimentos da ordem de R$ 1 bilhão nos próximos sete anos.