Cinemateca Brasileira divulga censo cinematográfico

03/02/2004 - 10h01

Brasília, 3/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - A partir da próxima sexta-feira (6), a Cinemateca Brasileira estará disponibilizando em sua página na Internet (www.cinemateca.com.br) os dados obtidos no Censo Cinematográfico Brasileiro, do período de 1897 a 1970, concluído em dezembro passado. São 21.300 registros com informações sobre longas e curtas-metragens, cinejornais e filmes domésticos do país.

O Projeto Censo, patrocinado pela BR Distribuidora, possibilitou ainda o exame técnico de seis mil rolos de filme e a duplicação de 240 mil metros de matrizes p&b em 35mm, que corriam risco de desaparecimento devido à síndrome do vinagre (cheiro característico do ácido acético finalizando o processo de deteriorização do material fílmico).

Para o diretor da Cinemateca, Carlos Wendel de Magalhães, esse trabalho é fundamental porque consolida uma metodologia desenvolvida e colocada à disposição dos seus diversos públicos, como pesquisadores, produtores, cinéfilos e amantes do cinema. "O Censo permitiu articular diversas ações importantes de restauro, preservação, documentação e catalogação, que constitui um riquíssimo patrimônio nacional".

A Cinemateca está trabalhando para que, ainda no início de 2005, as informações sobre toda a produção cinematográfica brasileira estejam disponíveis no site da instituição.

As informações são do Ministério da Cultura.