Chuvas mataram 66 no mês de janeiro

01/02/2004 - 8h22

Agência Brasil
com informações da Agência Lusa

São Paulo, 31 Jan (Lusa) - As chuvas mataram 66 pessoas e desalojaram cerca de 55 mil no mês de Janeiro em todo o Brasil.

Elas atingiram 15 estados, sendo que os mais castigados são os da região Nordeste, designadamente Bahia e Sergipe, e os da região Sudeste do Brasil.

Ao todo, 20.751 casas foram danificadas e outras 2.498 destruídas em todo o país por causa das fortes chuvas de Janeiro.

Na noite da sexta-feira, um temporal de pouco mais de 40 minutos, com ventos que atingiram 100 quilómetros por hora, deixou inundadas várias regiões da cidade de São Paulo.

As chuvas alagaram dezenas de ruas, deixaram carros submersos e danificaram a rede de energia eléctrica, o que causou 151 quilómetros de congestionamento, o dobro do registado normalmente no mesmo horário na cidade de São Paulo.

Dezenas de cidades que ficam nas margens do Rio São Francisco, nos estados da Bahia e de Sergipe, estão em estado de alerta máximo.

O volume das águas do Rio São Francisco, o maior da região, aumentou 316% nos últimos dias, causando inundações em várias cidades.

O governo anunciou a mobilização do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB) para o atendimento e socorro às vítimas das chuvas na região Nordeste.