Brasília, 30/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - Preservativos de marcas famosas estão sendo falsificados e vendidos no Brasil, alerta o coordenador-executivo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Sezifredo Paz. Antes de escolher o produto, o consumidor deve ficar atento a alterações no rótulo como erros de português, má qualidade da impressão ou alterações na cor. Também é importante observar as condições de estocagem e o prazo de validade. Caso seja percebida qualquer condição irregular, o cidadão prejudicado deve alertar as autoridades sanitárias para que o produto seja retirado de circulação.
O coordenador lembra, no entanto, que os preservativos originais fabricados no país são confiáveis e de qualidade equivalente a dos mais famosos no mundo. De acordo com ele as normas de inspeção no Brasil são bastante rígidas.
A partir de 1992, quando os testes de qualidade começaram a ser realizados no país, 90% das marcas analisadas foram reprovadas e obrigadas a se adequar ao padrão exigido. Em pouco mais de uma década o quadro mudou. "Em 2000, de todas as marcas analisadas, apenas uma não passou no teste. O produto não era nacional", disse.
Com a chegada do Carnaval, o Idec promete intensificar a fiscalização junto com os órgãos de saúde do governo. Informações sobre produtos falsificados poderão ser consultados a partir do início do mês de fevereiro no site do instituto – www.idec.org.br - e no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - www.anvisa.gov.br.