Governo francês aprova lei que proíbe uso do véu islâmico nas escolas

29/01/2004 - 7h36

Brasília - O conselho de ministros francês aprovou nessa quarta-feira o projeto de lei que proíbe o uso de sinais religiosos "ostensivos" nas escolas públicas francesas, incluindo o véu islâmico, anunciou o ministro do Ensino, Xavier Darcos, após a reunião.

Os três artigos do texto legal, redigido pelo ministro da Educação Nacional, Luc Ferry, propõem a proibição "de sinais e roupas que manifestem ostensivamente a confissão religiosa dos alunos".

Incluem-se nesta definição o véu islâmico, os crucifixos de grandes dimensões e o "kipa" dos judeus.

O projeto, que motivou um caloroso debate político na França e desencadeou manifestações e críticas, tanto de países islâmicos como do próprio Vaticano, vai ser analisado pelos deputados a partir de 03 de fevereiro.

A lei deverá entrar em vigor em setembro, no início do próximo ano letivo.

As informações são da Lusa