Países asiáticos fazem reunião de emergência para discutir a gripe do frango

28/01/2004 - 7h32

Brasília - Ministros da Saúde de oito países asiáticos, representantes dos Estados Unidos, União Européia e de organismos internacionais iniciaram nesta quarta- feira em Bancoc, na Tailândia, reunião de emergência para discutir medidas concretas de combate à gripe do frango, que vem provocando a morte de pessoas e aves e a destruição de aviários em vários países da Ásia.

O objetivo do encontro é mobilizar toda a região e recuperar a confiança das pessoas e do consumidor de carne de aves. A Tailândia, seriamente afetada pela doença, é um dos maiores exportadores mundiais de carne de frango.

A gripe do frango já matou, somente este ano,10 pessoas, sendo duas na Tailândia e oito no Vietnã, além de ter causado a exterminação de milhões de animais.

Nessa terça-feira, o governo chinês confirmou que um surto da doença atingiu criatórios de patos na província de Guangxi, no sudoeste do país. O vírus encontrado na China já é uma variante do H5N1.

China, Camboja, Coréia do Sul, Indonésia, Japão, Laos, Vietnã e Tailândia, todos afetados pela doença, mandaram representantes à reunião de Bancoc.

As informações são da Lusa