Brasil vai mapear mercado indiano para aumentar vendas ao país

22/01/2004 - 17h21

Brasília, 22/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - Para aumentar as vendas de produtos brasileiros para a Índia, o governo fará uma espécie de mapeamento do mercado daquele país. Antes, porém, o Ministério do Desenvolvimento e a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) contratarão uma consultoria especializada para identificar as áreas onde o Brasil tem mais chances de incrementar o comércio.

Entre os itens que serão analisados pelos exportadores brasileiros estão a demanda, aspectos logísticos, tributação, regulamentação, níveis de preço e legislações aplicadas no mercado indiano. A meta é fazer também estudos de competitividade em setores estratégicos para o Brasil, como os de cosméticos, jóias, calçados, móveis, produtos cerâmicos e equipamentos médicos.

O levantamento das informações deve iniciar-se entre os dias 25 e 28 deste mês, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva estarão visitando a Índia. Segundo informações do ministério do Desenvolvimento, o grande interesse no mercado daquele país tem justificativas: uma população de mais de um bilhão de habitantes, perspectivas favoráveis de crescimento da economia - cerca de 5% ao ano desde 2000 - e abertura econômica a novos investimentos, principalmente para os setores de infra-estrutura.

Além do Brasil, os demais países-membros do Mercosul – Argentina, Uruguai e Paraguai – também estão de olho no potencial indiano. Segundo o governo brasileiro, o bloco econômico já está negociando um acordo de preferências fixas com a Índia que poderá, no futuro, abrir portas para um acordo de livre comércio.