No aniversário de São Paulo, crianças ganham presente de Maurício de Souza

17/01/2004 - 7h59

Melina Cintra
Repórter da Agência Brasil

São Paulo, 17/01/2004 (Agência Brasil - ABr) - O espaço "Turma da Mônica-São Paulo 450 anos", projeto que apresenta réplicas dos principais pontos turísticos da capital paulista, fica em exposição na Praça de Eventos do Shopping Metrô Tatuapé durante todo o mês de janeiro. A iniciativa é uma homenagem ao aniversário da cidade, que será comemorado no próximo dia 25.

Segundo Cláudio Voso, gerente de marketing do Shopping, o projeto foi iniciado há um ano com a Maurício de Sousa Produções. "Tivemos uma parceria parecida, no período de 2000, com a comemoração dos 500 anos do Brasil, e para esta data ficou decidido homenagear a cidade através da representação cenográfica dos vários ícones da capital com atividades infantis", afirmou.

Maurício de Sousa acredita que essa criação tem um peso muito forte e especial, pois é diferente de tudo que fizeram. "Com essa minicidade, tivemos a possibilidade de unir nossos personagens aos principais monumentos da capital. Projetamos um grande brinquedo para as crianças que vão viver uma fantasia e conhecer um pouco mais sobre São Paulo".

Outro grande destaque é a produção de um álbum de figurinhas, criado pela Maurício de Sousa Produções, que apresenta a história de São Paulo desde a sua fundação em 25 de janeiro de 1554 até os dias atuais, com a participação de todos os personagens da Turma da Mônica. Segundo a assessoria do Shopping, o objetivo é oferecer material para diversão, sem deixar de lado o conteúdo pedagógico.

O álbum está sendo distribuído para todas as escolas (públicas e particulares) e bibliotecas da zona leste da capital, atendendo aproximadamente duas mil instituições na região. De acordo com Voso, a idéia é que o álbum, além de recreativo, fique como um arquivo, um documento dos 450 anos de São Paulo.

As crianças de 3 a 10 anos são guiadas por monitores, devidamente treinados, nas visitas à minicidade para realizar as atividades educativas. A exposição recebe, em média, um fluxo de 80 crianças por dia durante a semana e 1.500 nos fins de semana. Segundo Voso, a expectativa é que aproximadamente 30 mil crianças visitem a minicidade.