Rio, 8/1/2004 (Agência Brasil – ABr) - A indústria da construção naval fluminense ganha novo incremento com o lançamento ao mar, amanhã (9), no Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, na Costa Verde, do navio Haroldo Ramos, do tipo AHTS-UT 772L, para apoio a plataformas de petróleo.
O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, disse que o batismo da embarcação, contratada pelo grupo Delba Marítima Navegação ao grupo Fels Setal, representa a conclusão do processo de revitalização do antigo estaleiro Verolme, que estava há cerca de dez anos sem lançar um navio ao mar. Victer salientou ainda o efeito da retomada das operações no estaleiro sobre o nível de empregos, que subiu de apenas 6 funcionários há pouco mais de dois anos, para seis mil hoje. O Haroldo Ramos é o último navio de uma série de 3 AHTS encomendados ao estaleiro BrasFels ao custo de U$90 milhões.
O secretário anunciou, para fevereiro próximo, o lançamento ao mar pelo Brasfels do primeiro de uma série de quatro navios do tipo PSV(Platform Supply Vessel), de apoio a plataformas de petróleo, para o grupo dinamarquês Maersk, feita por sua subsidiária brasileira Brasmar. Wagner Victer afirmou que a construção das quatro embarcações, que criarão 500 empregos diretos. Serão investidos nos projetos U$120 milhões.
Victer informou ainda que aguarda decisão da Petrobras em relação à construção da Plataforma P-51. Segundo ele, a estatal solicitou ao estaleiro Brasfels uma proposta para fazer o casco no país. Caso isso aconteça, o governo fluminense dará incentivo fiscal da ordem de U$150 milhões, reafirmou Victer.