Rio, 26/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio de Janeiro já comemora a ocupação nos hotéis para o Réveillon: 70% das reservas para o período já foram confirmadas.
"Basta passar pela orla para perceber o aumento do número de turistas na cidade", afirmou o presidente do sindicato, Alexandre Sampaio. Para ele, os números confirmam que o Rio continua sendo uma das cidades mais procuradas pelos turistas nesta época do ano. "Alguns hotéis já estão fazendo pacotes especiais para quem ainda não conseguiu fazer a sua reserva", disse Sampaio.
A expectativa do setor é de que cerca de 500 mil turistas visitem a cidade durante as festas. A grande atração é a tradicional queima de fogos da virada do ano na Praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade. Neste ano, os organizadores esperam aproximadamente 2,5 milhões de pessoas para o espetáculo, que inclui a queima de 120 toneladas de fogos de artifício e shows de música popular brasileira em 11 palcos montados na orla.
Sampaio informou que neste ano haverá mais 30% de fogos nas oito balsas estacionadas a 360 metros da areia. O espetáculo ganhará novos desenhos e efeitos especiais, com duração prevista de 12 minutos. A cascata do Forte de Copacabana terá neste ano 400 metros de comprimento, cem a mais do que na virada de 2002 para 2003.