Proposta que altera regra de composição de câmaras municipais será avaliada em comissão da Câmara

24/12/2003 - 9h12

Brasília - O número de representantes das câmaras de vereadores no país poderá ser estabelecido de acordo com a população do município. Ao menos é o que prevê uma proposta que está sendo defendida pelo deputado Ivan Ranzolin (PPB-SC) e outros, autores da PEC 71/03 que modifica o artigo 29 da Constituição, limitando os vereadores em um mínimo de nove e máximo de 55.

Os autores da proposta argumentam que a Constituição, no seu artigo 29, inciso IV, não estabeleceu parâmetro de referência para fixar os limites mínimo e máximo de composição das câmaras de vereadores.

Segundo eles, essa situação possibilitou que as câmaras estabeleçam o número de seus representantes com base em leis orgânicas, sem qualquer parâmetro legal. Os autores ressaltam ainda que "esse equívoco da legislação" provocou inúmeras ações na Justiça Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal (STF).

A PEC está sendo analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara. O relator, deputado Ricardo Fiúza (PPB-PE), apresentou voto pela aprovação, mas a matéria ainda não foi votada.

As informações são da Agência Câmara