Porto Alegre, 24/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - As tarifas de pedágio nas estradas do Rio Grande do Sul ficarão mais caras a partir do dia 1º de janeiro. O aumento será de 28,79% para automóveis e de 25,35% para caminhões e veículos comerciais.
O reajuste equivale a 2,5 vezes a inflação, de 11,02%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e reconhecida pelo governo federal para o ano. O aumento vale para os sete pólos rodoviários no estado.
O reajuste foi submetido à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). A presidente da agência, Maria Augusta Feldmann, garantiu que vai homologar o aumento, amparado em lei. A única possibilidade de redução do índice é um acordo entre o governo do estado e a Associação Gaúcha de Concessionárias de Rodovias (AGCR).
Segundo a AGCR, que já avisou que não abre mão do aumento, 15,25% do total do reajuste são relativos aos índices oficiais de inflação no setor de transportes, como óleo diesel, cimento e pó de pedra. O restante se refere a perdas de um período de dois anos, durante o governo anterior, no qual as praças de pedágio ficaram sem cobrar reajuste.