Quênia terá mais três campeões na São Silvestre 2003

22/12/2003 - 14h14

Brasília, 22/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Quênia está ainda mais forte na 79ª Corrida Internacional de São Silvestre. Como se já não bastasse a presença de Robert Cheruiyot, atual campeão, e Margaret Okayo, bicampeã em Nova Iorque e recentemente confirmada para os Jogos Olímpicos de Atenas, o país terá mais três destaques na disputa masculina: Martin Lel, campeão da Maratona de Nova Iorque, Paul Kirui, vencedor da Meia Maratona de Berlim e Philip Rugut, bicampeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. A prova distribuirá cerca de R$ 90 mil aos cincos melhores no masculino e feminino, com a largada das mulheres prevista para as 15h15 e a dos homens para as 17 horas.

Representante da nova geração de seu país, que produz corredores de qualidade com a mesma facilidade com que o Brasil revela jogadores de futebol, Martin Lel tem apenas 24 anos. Apesar da pouca idade, ele já conseguiu um lugar de destaque no cenário internacional através de seus excelentes resultados. Nesta temporada, por exemplo, venceu o Mundial de Meia Maratona, em Portugal, com o tempo de 1h00min49seg, e a Maratona de Nova Iorque, 2h10min29seg, além de um terceiro lugar na Maratona de Boston.

Paul Kirui também é jovem, mas velho conhecido do público brasileiro. No ano passado, ele disputou a São Silvestre e terminou em terceiro lugar, atrás de Cheruiyot e do brasileiro Marilson Gomes. Foi sua primeira temporada internacional, mas mesmo assim ele já havia conseguido a vitória da Humarathon Half Marathon, em Paris, e nos 10 Km de Porto Rico, batendo Hendrick Ramaala e Paul Tergat. Além disso, foi décimo no Mundial de Meia Maratona.

Em 2003, Kirui, irmão de outro forte corredor, Ismail Kirui, conseguiu seu melhor feito ao vencer a Meia Maratona de Berlim, uma das mais difíceis provas do calendário internacional, marcando 1h01min05seg apesar do tempo frio. "Acho que conseguiria fazer um tempo 45 segundos mais rápido se o tempo estivesse bom. Além dos rivais, tive de lutar contra o vento", destacou o atleta, que no Brasil encontrará temperatura elevada.

Rugut também conhece bem o Brasil. Ele é bicampeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e tem no currículo vitórias em Modesto (bicampeão), na San Blas Half Marathon (EUA) e Meia Maratona de Porto Rico. Especialista em provas menores, ele também tem chances de brigar pelo título.

São Silvestrinha

Termina nesta terça-feira (23) o prazo para inscrições à 10ª São Silvestrinha, destinada a incentivar a prática esportiva entre os jovens. O evento acontece no dia 28 de dezembro, na pista do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, para crianças de 6 a 15 anos, e os interessados podem confirmar presença na avenida Paulista, 900. O valor da inscrição é em forma de doação de alimentos não perecíveis, cinco quilos cada, para o Programa Fome Zero.