Brasília, 22/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O diretor-geral de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, Mário Vilalva, fez um balanço sobre estratégias de vendas para o mercado exterior ao longo do ano de 2003.
Destacou, por exemplo, que é importante diversificar a venda de produtos para diferentes mercados, ou seja, não apenas para os Estados Unidos e União Européia. Lembrou que a viagem presidencial para a África e Oriente Médio representa um importante passo nesse caminho, uma vez que a participação brasileira ainda é pequena. Para se ter idéia, as duas regiões importam US$ 192 bilhões, mas o Brasil conquistou, até agora, US$ 2,5 bilhões.
Para reforçar a presença brasileira no comércio internacional, o Itamaraty está estudando soluções para problemas de logística, principalmente de navegação para facilitar o intercâmbio com países árabes.
Vilalva citou como símbolo dessa nova política brasileira a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Líbia. Disse que em 2003, a corrente comercial será de US$ 90 milhões, mas com o fim das sanções econômicas, acredita, poderá chegar a US$ 360 milhões em 2004. Salientou que o Brasil já está participando da nova etapa líbia com a construção do anel rodoviário da capital, Tripoli, e de 15 mil apartamentos. A Fiat, por sua vez, exportará 11.400 carros do modelo Pálio. O contrato tem valor de US$ 40 milhões.
O embaixador aposta também no fortalecimento da relação com a África. Acredita que a descoberta de petróleo em São Tomé e Príncipe é um exemplo desse potencial. O carvão para produção de energia de Moçambique também representa um aumento no comércio.
Brazil TradeNet
Outra arma utilizada pelo Brasil para expandir o comércio exterior é a nova versão da rede eletrônica de promoção comercial brasileira, Brazil TradeNet. O site criado em 1998 foi totalmente redesenhado, tendo sido transformado na maior e mais completa rede de informações comerciais da América Latina. O portal servirá, a partir de hoje, como instrumento eletrônico do Sistema Brasileiro de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores.
O objetivo, segundo Vilalva, é facilitar e incrementar as exportações brasileiras com a utilização de tecnologia de ponta, oferecendo informações estratégicas para fechamento de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras, além de divulgar a imagem do Brasil e a qualidade dos seus produtos.
Os usuários terão informações gratuitas como pesquisas e tendências de mercado; eventos, como feiras, missões comerciais e seminários organizados pelo Itamaraty. De acordo com Vilalva, "a BrazilTradeNet é hoje o maior instrumento de promoção comercial eletrônico da América Latina". O interessado em acessar o site deve digitar o endereço www.braziltradenet.com ou www.braziltradenet.gov.br.