Alckmin diz que não aumentou impostos para compensar perdas com ICMS

22/12/2003 - 12h54

São Paulo, 22/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou hoje, em balanço de fim de ano, que sua admistração tem a eficiência como referencial, porque consegue fazer mais com menos dinheiro. Alckmin disse que, apesar da redução de 11,7% na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), não aumentou a carga tributária: "Aumentar imposto é fácil, fazer obra cara é fácil. O diferencial é a eficiência no gasto público. É correr mais com menos combustível".

Ele negou que suas declarações signifiquem críticas à prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, que recentemente entregou grandes obras como os centros educacionais unificados e corredores de ônibus na cidade. "Não faço atividade pública pautada em erro do adversário", afirmou o governador.

Alckmin também não quis fazer comentários sobre as eleições municipais do ano que vem. Indicou apenas que o candidato do PSDB poderá ser conhecido em março. No balanço de fim de ano, o governador afirmou que não estão previstas mudanças em seu secretariado e que as principais metas para 2004 serão gerar emprego e renda e investir em educação.