Rossetto lança hoje programa que permite a jovens o acesso à terra

21/12/2003 - 8h28

Porto Alegre, 21/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, lança hoje no Rio Grande do Sul, o Programa Nossa Primeira Terra, que vai beneficiar 32 mil jovens rurais sem terra, ou filhos de agricultores familiares, na faixa de 18 a 24 anos, que desejam permanecer no campo e investir em uma propriedade.

A linha de crédito, uma das três que compõem o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNRC), vai investir R$ 520 milhões, durante três anos, por meio de financiamento com juros reduzidos e fixos, proporcionando o acesso a terra a 32 mil jovens do campo.

Segundo o ministro Miguel Rossetto, o Programa de Crédito Fundiário também vai beneficiar os trabalhadores rurais mais pobres, em especial os do Semi-Árido Nordestino, que terão acesso ao crédito com a Linha Combate à Pobreza Rural; e os agricultores familiares com pouca terra que desejam ampliar sua propriedade e produção, com a Linha Consolidação da Agricultura Familiar. Ao todo, serão beneficiadas 170 mil famílias no país durante o Governo Lula

A expectativa é de que 3 mil jovens de diversas regiões do estado participem do evento, que terá como atrações o grupo nordestino "Quinteto Violado" e o cantor nativista gaúcho Leonardo. O lançamento do programa está previsto para as 17h de hoje, no Parque da Harmonia, centro de Porto Alegre.