Brasília, 21/12/2003 (Agência Brasil – ABr) – Os ministros Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, e Gilberto Gil, da Cultura, estarão juntos amanhã (22) no lançamento do projeto Arca das Letras, na comunidade afro-descendente de Leitão da Carapuça, no município de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco.
A inauguração celebra a parceria articulada dos dois ministérios para valorização da cultura no meio rural, mediante a instalação de minibibliotecas em comunidades agrícolas e remanescentes de quilombos, além de assentamentos de reforma agrária.
O projeto Arca das Letras tem apoio dos Ministérios da Educação, que repassa os livros sugeridos pelas próprias comunidades beneficiadas, e do Meio Ambiente, que doa madeira apreendida para produção das caixas-estantes, que estão sendo produzidas pela marcenaria da Unidade Penitenciária de Petrolina, também em Pernambuco.
Por isso, o projeto envolve também o Ministério da Justiça, que firma convênios com as secretarias estaduais de Justiça para garantir formação profissional e ressocialização dos trabalhadores sentenciados. A Arca das Letras tem apoio do Banco do Nordeste e dos governos estaduais e municipais, bem como dos movimentos sociais e editoras.
O projeto começou com a implantação de experiências-piloto em três comunidades do semi-árido nordestino – nos municípios de Monteiro (PB), São José do Egito e Afogados da Ingazeira (PE) –e em duas áreas rurais do Rio Grande do Sul, nos municípios de Viamão e Porto Lucena.
De acordo com a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a idéia é implantar, nos próximos três meses, 600 minibibliotecas no Nordeste e 200 no Rio Grande do Sul. O planejamento para as demais áreas do país está em fase de mapeamento das comunidades e territórios de abrangência.
Além de proporcionar acesso aos livros e estimular a leitura, a Arca das Letras pretende incentivar as comunidades a refletir sobre suas próprias culturas e valorizar suas tradições. Exemplo disso é a série Cantos do Semi-Árido: coleção de registros musicais reunidos durante a implantação das experiências-piloto em Pernambuco e na Paraíba.