São Paulo, 21/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O estado clínico do ator Norton Nascimento, de 41 anos, apresentou melhoras, segundo boletim médico divulgado, há pouco, pelo Hospital Beneficência Portuguesa. Segundo o chefe da equipe de transplante do hospital, José Pedro da Silva, ocorreram alterações significativas nas últimas horas.
"A função circulatória está praticamente normalizada. A função do coração transplantado está estável, indicando que o órgão vem se recuperando das lesões sofridas no processo de transporte e reimplante", informa o boletim.
Consciente, o ator paraense já não está sob efeito de sedativos e se comunica através de gestos, uma vez que permanece com um aparelho na traquéia, que o liga ao respirador artificial. De acordo com o boletim, foi observada melhora significativa da função respiratória. Norton está, progressivamente, assumindo a respiração espontânea. Se permanecer esse quadro positivo, a equipe médica já considera a possibilidade de retirar, nas próximas 24 horas, o tubo colocado na traquéia. A função renal, que ainda está comprometida, preocupa os médicos, que mantém a diálise.
Antes do transplante, Norton Nascimento, que está internado desde a última segunda-feira (15), passou por uma cirurgia cardíaca para correção de aneurisma na aorta. Na ocasião, os médicos constataram que o paciente necessitava com urgência de transplante de coração.