Porto Alegre, 20/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Um trote causou tumulto em Porto Alegre e mobilizou as polícias Militar e Civil, que chegaram a bloquear a Rua da Praia, no centro da cidade, na tarde de ontem. Uma chamada feita ao número de emergência 190 teria denunciado um assalto com reféns, que estaria ocorrendo numa casa de bingo. Quarenta policiais fizeram uma varredura no prédio, e impediram a circulação de pedestres na área. As lojas próximas ao local também foram fechadas. Depois de quase uma hora de buscas sem encontrar indícios de assalto ou reféns a PM liberou a avenida.
O capitão da Brigada Militar Rodrigo França confirmou que a ligação foi um trote. Ele fez um apelo para que as pessoas não façam chamadas falsas ao 190. Segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), até outubro deste ano foram feitos 663 mil trotes pelo número de emergência 190 em Porto Alegre. Eles representam mais da metade (50,6%) do total de chamadas. Os trotes chegam a 150 mil ligações por mês, o que gera um prejuízo de mais de R$ 50 mil mensais.
O governador Germano Rigotto sancionou este mês uma lei que deverá coibir trotes aos serviços telefônicos de emergência e de atendimento à população no Estado. Ela prevê que, ao identificar uma chamada telefônica como trote, o número seja enviado à Polícia Civil, para instaurar inquérito e encaminhar o processo ao Ministério Público. O culpado poderá ser condenado pela Justiça a prestar serviços à comunidade.