Porto Alegre, 20/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Porto Alegre é a primeira capital do país a receber créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Setenta contratos de crédito rural foram assinados entre o Banco do Brasil, agricultores e pescadores porto-alegrenses. O Pronaf financia a safra e o plantio dos agricultores e impulsiona a manutenção e melhoria nos equipamentos dos pescadores da cidade, com créditos de atá R$ 5 mil por contrato assinado.
A partir de terça-feira (23) os recursos dos primeiros contratos, em torno de R$ 200 mil, estarão disponíveis no Banco do Brasil para os beneficiados pelo crédito. Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no estado, Jeferson Miola, o financiamento para pesca por meio do Pronaf é inédito no país.
Durante a cerimônia na prefeitura municipal, com a presença de 40 famílias de pequenos produtores e pescadores, a Superintendência Regional do Banco do Brasil anunciou a inauguração de uma nova agência em 2004 para atender os dois segmentos, facilitando financiamentos e operações bancárias.
O secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Adeli Sell, comemorou a integração de entidades e trabalhadores para o desenvolvimento do setor primário. Segundo ele, preservar a área de plantio em Porto Alegre significa manter raízes e garantir boa alimentação aos cidadãos.