Líbia aceita inspeção de armas

20/12/2003 - 8h41

Agência Brasil
Com informações da CNN

Brasília – O presidente norte-americano George W.Bush afirmou que o coronel Muamar Kadafi aceitou a entrada imediata e incondicional de inspetores, na Líbia, de organismos internacionais. "Eles irão checar se há armas químicas, nucleares, biológicas e tratar de elimina-las.", disse Bush.

O programa nuclear líbio " está muito mais avançado" do que os Estados Unidos e Inglaterra tinham pensado, incluem até centrífugas e enriquecedores de urânio, elementos necessários para produzir uma bomba nuclear.

"A Líbia declarou sua intenção de desmantelar suas armas de destruição nuclear e limitar o alcance de seus mísseis a 300 quilômetros", declarou o primeiro-ministro britânico, Tony Blair. Afirmou, ainda, que a decisão do coronel Kadafi de aceitar inspetores é histórica e deve ser aplaudida e que, quando querem, os países podem abandonar programas bélicos voluntariamente e pacificamente.

A aceitação do coronel Kadafi pode ajudar a tirar a Líbia do isolamento em que vive. "Com essa notícia, a Líbia passa a ter chances de integrar novamente a comunidade de nações". Mesmo com essa iniciativa, os Estados Unidos pressionam Kadafi para que promova reformas internas e que, pelo passado de desavenças com os Estados Unidos e Inglaterra, a vigilância será intensa", garantiu Bush.