Detran do Rio alerta jovens sobre perigo da combinação álcool e direção

20/12/2003 - 12h27

Rio, 20/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Em mais uma ação educativa de trânsito, com a finalidade de orientar os jovens de que bebida não combina com volante, uma equipe de 15 agentes da Coordenadoria do Detran esteve percorrendo, até o início da madrugada, 20 bares tradicionais do centro e da zona sul da cidade. Dos 100 testes de bafômetro aplicados, apenas 18 pessoas foram aprovadas, as demais estavam sem condições de dirigir. Os agentes também distribuíram cinco mil folhetos explicativos sobre o perigo de se associar álcool e direção.

O presidente do Detran-RJ, Hugo Leal, disse que os testes de bafômetro mostram claramente que, por menor que seja a quantidade de bebida alcoólica ingerida, os reflexos são imediatamente alterados. Aqueles que pensam que podem beber mais um pouco e depois dirigir devem deixar o carro em casa ou então passar o veículo para alguém que esteja totalmente sóbrio.

A campanha do Detran, que teve início no último dia 16, quer conscientizar preliminarmente os jovens, as maiores vítimas de acidentes de trânsito na cidade, principalmente nos finais de semana. Os panfletos alertam ainda para a importância do uso do cinto de segurança nos bancos da frente e de trás do veículo.