Rio, 20/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro já estabeleceu as normas de segurança a serem seguidas pelas empresas envolvidas na queima de fogos de artifício em balsas, durante as comemorações do Réveillon nas praias de Copacabana e Flamengo, no Rio, e em Icaraí, Niterói. A Capitania dos Portos inicia hoje a vistoria nas balsas e nos 12 rebocadores que estarão dando apoio à operação de soltura dos fogos.
Ao todo serão instaladas 13 balsas, sendo que oito delas instaladas na praia de Copacabana, local de maior concentração de público; três na praia do Flamengo e outras duas na praia de Icaraí, do outro lado da Baía de Guanabara. O posicionamento das balsas será definido pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro em conjunto com o Corpo de Bombeiros.
Desde o ano passado, a prefeitura do Rio decidiu pela queima de fogos em balsas localizadas a mais de 200 metros da praia para garantir a segurança dos dois milhões de cidadãos que vão assistir ao espetáculo da passagem do ano.
No dia 31, a Capitania dos Portos manterá equipes de fiscalização no mar para evitar que embarcações se aproximem dos locais onde estarão instaladas as balsas de onde serão detonados os explosivos. Haverá também abordagem para a fiscalização da documentação das lanchas e iates que estiverem posicionados para assistir ao espetáculo dos fogos de artifício no mar.