Vendas nos shopping centers aumentaram 5% nas duas primeiras semanas de dezembro

18/12/2003 - 13h45

Rio, 18/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - As vendas nos shopping centers de todo o país aumentaram 5% nas duas primeiras semanas de dezembro em relação ao ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers. "Se confirmadas as expectativas de vendas em dezembro, o ano pode terminar com volume de vendas positivo em até 2%, com o faturamento do setor atingindo cerca de R$ 30 bilhões", informou a assessoria da Associação, acrescentando que, até outubro, as vendas estavam no vermelho.

Os eletrodomésticos, eletroeletrônicos e os celulares são os campeões de venda no setor. Os motivos, de acordo com a Associação, são a queda mais acentuada dos juros e ainda o aumento do crédito. A circulação de pessoal nos shoppings é 2% a 3% superior à do ano passado, sendo que a média em alguns shoppings chega a ser 15% maior.

No Rio, o comércio teve um faturamento 9% menor do que no ano passado, de acordo com o superintendente do Clube de Diretores Lojistas, Ubaldo Pompeu. O ramo mais beneficiado com a chegada do Natal é o de confecção e moda, com crescimento de 5,6% nas vendas.

Segundo Ubaldo, o maior fenômeno registrado na cidade foi o aumento de consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que encerrou o mês de novembro com um aumento de 47,6% em relação ao ano passado, com um total de 936 mil consultas. Em dezembro, as medições diárias já indicam mais de um milhão de consultas. "Isso demonstra expectativa de venda a prazo".

Outro ponto de grande concentração de consumidores fazendo as compras de Natal é na Saara (Associação dos Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega), no centro. A previsão é de que 250 mil pessoas circulem diariamente na Saara até o Natal.

De acordo com o presidente da Saara, Demétrio Habib, as vendas no local estão 5% maiores em relação ao ano passado. Os objetos mais vendidos são brinquedos e artigos para presentes, afirmou o presidente.