Brasília, 17/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp), lança hoje o projeto "Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil", resultado do convênio de cooperação técnica entre a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan).
O projeto tem como objetivo principal promover o desenvolvimento de políticas públicas eficientes, assim como, elevar a qualidade de vida da população dos municípios em suas dimensões social, econômica, ambiental, cultural e político-institucional, mediante a participação de toda a população, trabalhando em todos os segmentos da sociedade local, além de fortalecer o grupo e a mudança de sua realidade, a partir das contribuições de seus sujeitos, consolidando uma gestão participativa.
Cidade Saudável é movimento internacional, iniciado no Canadá em 1986, que promove a qualidade de vida como estratégia para o desenvolvimento local sustentável. Uma cidade saudável é aquela em que os seus atores a partir do sentimento de participação, despertam e assumem a responsabilidade de junto ao poder público, dedicar esforços constantes para desenvolver potencialidades e vocações locais, e também promover a melhoria e aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). (Ascom UFPE)