STJ doa computadores e impressoras a países de língua portuguesa

18/12/2003 - 16h44

Brasília, 18/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) doou 60 computadores e 15 impressoras ao Poder Judiciário de Cabo Verde, Moçambique e Guiné Bissau. Os três países fazem parte do plano de intercâmbio e cooperação "Navegar é preciso", desenvolvido pelo STJ, que tem por objetivo integrar os poderes judiciários do Brasil e demais países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com o presidente do STJ, Nilson Naves, com a doação o Brasil está contribuindo para a modernização dos poderes judiciários dos "países irmãos de língua portuguesa", fornecendo não só equipamentos, mas pessoal para o treinamento dos servidores que irão usar as estações informatizadas.

O trabalho desenvolvido pelo STJ é uma parceria com o Itamaraty e a Organização das Nações Unidas (ONU) e teve início no ano passado com o envio de uma delegação de técnicos a Cabo Verde e Moçambique, com o objetivo de fazer um diagnóstico da situação do Poder Judiciário desses países.

Em julho deste ano, Angola foi o primeiro país a implantar o modelo brasileiro de informatização dos órgãos do Poder Judiciário. O país, que viveu uma civil durante 40 anos, inicia a sua reestruturação com a ajuda do Brasil. Portugal e Moçambique também adotaram o modelo.