Presidente diz que Fome Zero superou dificuldades iniciais

18/12/2003 - 14h43

Brasília, 18/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o programa Fome Zero superou as dificuldades iniciais. Segundo ele, são beneficiadas mais de um milhão de famílias, num total de 5 milhões de pessoas, em 1.227 municípios. Lula ressaltou que os resultados do programa já são visíveis, com a melhoria dos indicadores nutricionais e sanitários.

Como exemplo, o presidente citou os municípios de Guaribas e Monsenhor Hipólito, no Piauí, onde não houve mais nenhuma morte de criança com menos de um ano de idade, após a implantação do Fome Zero.

Outra medida importante, segundo Lula, foi a unificação dos programas sociais, com a criação do Bolsa-Família. A unificação gerou uma economia de R$ 200 milhões. O presidente anunciou que o Bolsa-Família atingirá, até o dia 22, o número de 3.615.500 famílias. No total, serão repassados, R$ 263 milhões para 13 milhões de pessoas. Lula disse que esse número supera a meta de 3,6 milhões fixadas para este ano, quando o programa foi lançado, no final de outubro.

O presidente citou ainda o programa Brasil Alfabetizado, que já atende a 3 milhões de pessoas, e
o de alimentação escolar, que beneficia a 37,5 milhões de alunos.