Brasília, 18/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Manifestantes da Campanha Nacional pelos Direitos da Educação estiveram, na manhã desta quinta-feira, no Palácio do Planalto, para entregar um falso presente de Natal ao presidente Lula. Em vez de presente, a grande caixa continha cartões postais com pedido de aumento de recursos para a educação.
Denise Carreira, coordenadora da campanha, afirmou que é preciso chamar a atenção das autoridades para a necessidade e urgência de se valorizar a educação pública brasileira. Segundo ela, é preciso derrubar os pontos do Plano Nacional da Educação que impedem o aumento dos recursos de 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) para 7% destinados ao setor.
Um dos problemas mais graves, segundo a coordenadora, é o financiamento educacional. "O gasto por aluno é um dos mais baixos do planeta. Para que a gente possa dar um salto de qualidade, a gente precisa ter mais recursos", afirmou. Denise disse ainda que não é possível fazer a esperada revolução educacional com os recursos existentes.