Genoíno diz que palavra de ordem do governo em 2004 será mudança

18/12/2003 - 15h40

Brasília, 18/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente nacional do PT, José Genoino, disse hoje, depois da prestação de contas do governo neste primeiro ano de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o Partido dos Trabalhadores foi vitorioso para mudar e a palavra de ordem do governo em 2004 será mudança. "Nós estamos mudando o Brasil e o país mudou com a posse do presidente Lula. As mudanças vieram com o tipo de gestão da economia, com a aprovação das reformas no Congresso Nacional, com a organização dos programas sociais e com as condições de governabilidade transformadora que nós criamos em 2003", disse.

Genoino, que deu nota 9 ao primeiro ano do Governo Lula, lembrou que não existe governo perfeito, porque sempre há falhas e erros. "Sempre tem o aprendizado que nós estamos vivendo. Nós ainda temos que ter uma capacidade de articulação mais "azeitada" e ações mais horizontais, mas perfeita para resolver a questão central do país, que é nosso compromisso de campanha, que é emprego e renda".

Segundo Genoino, em 2003 o governo fez o que era necessário, "sem pressa e com muita determinação". Na visão de Genoino, se o governo não fizesse o que foi feito, não seria possível colocar na "centralidade" a questão da renda e do emprego.

Sobre a promessa de campanha de criar 10 milhões de empregos, o presidemte do PT disse que é um compromisso programático do partido e que o governo irá lutar por isso. " Nós vamos lutar para realizá-lo. O presidente Lula está realizando o que ele afirmou na campanha eleitoral".

Ele afirmou que o Partido dos Trabalhadores continua otimista, embora com os pés no chão, porque "ainda é preciso trabalhar muito e suar a camisa, pois existem muitos problemas para cumprir a determinação de mudar o Brasil, com crescimento da economia e geração de empregos".

O presidente do PT elogiou o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Ele disse que Palocci foi muito competente porque encontrou uma situação delicada, mas colocou o país de pé. Ao comentar as críticas de integrantes do PT ao ministro, José Genoino reafirmou o que dissera o presidente Lula durante o balanço de governo. "O Presidente está correto quando diz que não é a política do Palocci. É o projeto de governo. É de um time do qual Palocci também faz parte. Desde 1999 que está sendo construído esse projeto de mudança", afirmou.