Brasília, 18/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, disse, ao fazer um balanço do primeiro ano do governo Lula, no Palácio do Planalto, que a recuperação do mercado interno vai propiciar, embora lentamente, a retomada do emprego.
O ministro disse que, se tivesse que dar uma nota para o governo, daria uma nota 6. "É um pouco acima do mínimo de aprovação", disse ele. Questionado se a nota não era baixa, o ministro respondeu com bom humor: "onde eu estudava, passava".
Para o próximo ano, o ministro disse que a nota deverá ser melhor, em pelo menos um ponto.
Furlan afirmou também que existe uma grande oportunidade de melhoria para a economia e para o país, e que é preciso ter a consciência de que o espaço para fazer com que as coisas melhorem são grandes.
Quanto às disputas durante o processo de criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em 2004, o ministro disse acreditar que o debate sobre a questão foi colocado no devido plano, com tranqüilidade, e de maneira a poder ter uma negociação construtiva.
"É importante nós não ficarmos nos digladiando através de acusações. As discussões têm que ser feitas com pragmatismo e cabeça fria", afirmou o ministro.
Ele também elogiou os diplomatas brasileiros que em Miami, EUA, durante o último encontro para discutir a Alca, negociaram com sucesso a retomada das negociações, o que dará uma boa perspectiva para 2004.