Brasília, 18/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A escritora de livros infantis Patrícia Engel Secco iniciou hoje, no Espaço Cultural do Ministério da Cultura, a distribuição de mais de 10 mil livros infantis de sua autoria. Recorrendo a personagens como Tatugo Timbó, Juca Brasileiro e o ratinho Felício da Silva Feliz, ela aborda temas como o combate às drogas, a preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico. A escritora pretende, "além de contar histórias, formar pequenos cidadãos".
É a quarta vez que Patrícia Secco, em parceria com o Ministério da Cultura, promove a distribuição de livros. Em 2002, suas obras foram distribuídas em duas ocasiões, próximo ao Dia da Criança e na época do Natal. "Eu tenho plena convicção de que o nosso país é feito de leitores, mas a gente tem de fazer os livros chegarem às crianças".
Patrícia é autora de mais de 70 títulos e já distribuiu gratuitamente mais de 14 milhões de livros. Hoje, oito títulos estavam sendo distribuídos: O Duelo das Fadas, Muita Água e Sabão... Mas Pichação Não!, No Parque Nosso Verde, O Que São Drogas?, Ordem é Progresso, O Maior Tesouro da Humanidade, A Água e a Vida, Energia Elétrica – Sabendo Usar, Não Vai Faltar.
Antes de ir ao Ministério da Cultura, a escritora esteve no Ministério da Educação para também iniciar a distribuição de 30 mil exemplares do seu mais novo título "Amigos Livros". Ela utiliza, no projeto, recursos da Lei Rouanet, de incentivo à cultura. O livro é indicado a professores, pais e voluntários e dá dicas para estimular as crianças a ler. Serão distribuídos ainda seis mil exemplares por meio do Ministério da Cultura.
Patrícia Secco avisa que quem quiser adquirir suas obras, pode ir à biblioteca do MinC e lembra que sempre há livros à disposição da população. Ela sugere a quem quiser conhecer melhor os projetos ou estabelecer parcerias de leitura e distribuição de livros que acesse a página da Fundação Educar (ww.educar.com.br).