Brasília, 18/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O caminho para o crescimento foi aberto, o Brasil recuperou a credibilidade, principalmente a internacional. Assim o empresário Abílio Diniz analisa o primeiro ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele participa de solenidade no Palácio do Planalto e afirmou que "se em 2003 não tivessem sido construídas as bases, nós não poderíamos fazer o que pensamos em 2004, o Brasil não poderia fazer o que planeja para 2004".
Diniz acrescentou que "a inflação está totalmente contida, já baixamos as taxas de juros e recuperamos muitas coisas que já tinham sido perdidas". E lembrou que "o país recuperou a auto-estima e a confiança, o que é a base para o desenvolvimento em 2004".
Sobre a atual taxa de juros, Abílio Diniz, que preside o Grupo Pão de Açúcar, disse que "ainda não é a taxa dos sonhos dos brasileiros e do empresariado". Ele destacou que a taxa real de juros está muito alta, embora já tenha apenas um dígito. "Mas nós temos que ser otimistas. O que temos de olhar é a tendência decrescente da taxa de juros – ela vai continuar caindo".
Abílio Diniz disse que o balanço do primeiro ano de governo Lula é "altamente positivo, dentro da realidade com que nos deparamos". E concluiu: "Nós temos que ficar felizes, satisfeitos de termos chegado neste final de 2003 como chegamos. Há muita coisa a ser feita, o desemprego é muito grande, na parte social o país precisa crescer e se desenvolver, e esse é realmente um trabalho para 2004".