Brasília, 18/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Criar uma cultura da paz nas relações humanas é um dos objetivos traçados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para 2004. Hoje, a entidade divulgou uma mensagem de Natal e lançou o projeto "Por uma Cultura de Paz no Brasil, Superando as Violências".
No recado natalino, a CNBB defende que a fé pode ajudar a vencer a violência. "A estrela de Belém continua a resplandecer em meio às dificuldades e apreensões, violência e desafios para a construção de uma nova humanidade e de um Brasil mais justo e solidário", diz a mensagem assinada por dom Geraldo Majella Agnelo, presidente da CNBB.
O projeto "Por uma Cultura de Paz" começará a incentivar a criação de "territórios de paz" nas comunidades e de conselhos da paz e de superação da violência. "Esse é um projeto que não tem data para terminar. Quando todo o mundo estiver em paz, então, será preciso criar um conselho de manutenção da paz", brincou o secretário-geral da CNBB, dom Odilo Pedro Scherer.
Dom Odilo explicou que a idéia é incentivar as pessoas a definirem um local para fazer um diagnóstico das situações de violência em suas comunidades e propor ações para superá-las. Também serão realizados seminários, conferências e debates, além de permear todas as ações das igrejas.