Brasília, 18/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, assinou hoje acordo de colaboração técnica com com o ministro chileno do Esporte, Ernesto Velasco. O acordo prevê ações como o intercâmbio de profissionais do esporte e a troca e o exame das legislações esportivas dos dois países.
O governo brasileiro tem interesse em estudar a lei de incentivo fiscal chilena, que há dois anos lá vigora com êxito, para formular o seu projeto. Enquanto isso, os chilenos querem levar o modelo do Estatuto do Torcedor para o país. Os projetos de inclusão social do Ministério do Esporte, como o Segundo Tempo e o Pintando a Liberdade, também atraíram as autoridades chilenas, que pretendem desenvolver ações semelhantes.
Outras áreas em que pode haver colaboração são os esportes de aventura, em que o Chile se destaca na América do Sul, e de gelo, já que o território brasileiro não possui áreas próprias para a prática das modalidades de inverno. Também foi oferecido ao Brasil um centro de treinamento de grande atitude para a melhor preparação dos atletas que disputarem provas nessas condições.
Ernesto Velasco ainda aproveitou a visita para pedir o apoio do Brasil à candidatura chilena para sediar os Jogos Pan Americanos de 2011, ano do bicentenário da independência do país.
As informações são do Ministério do Esporte.