''Viva Rio'' comemora dez anos abraçando a Candelária

17/12/2003 - 10h04

Rio, 17/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A chuva fina na cidade não vai atrapalhar o abraço simbólico à Candelária, marcado para o meio-dia, em comemoração aos 10 anos do Movimento Viva Rio. O local foi palco do assassinato de oito menores de rua, promovido por policiais militares, em julho de 1993, e motivou a criação da organização não-governamental, exatamente no dia 17 de dezembro, quando os organizadores abraçaram a igreja da Candelária, com muita chuva.

Naquele dia, a cidade foi chamada a pensar, em silêncio, por dois minutos, para que percebesse que é possível começar de novo. Agora, o gesto vai se repetir, como um convite para a população carioca refletir sobre a próxima década.

O Viva Rio + 10 anos também será marcado por eventos programados para o Parque Lúcio Costa, na Glória, zona sul da cidade, sede da organização. Hoje, a partir das 19h, tem roda de samba comandada por Noca da Portela e Dorina e, ainda, show da Equipe Big Mix com o DJ Malboro e convidados.

Ainda como parte das comemorações pelos dez anos do Viva Rio foi montada no Largo da Carioca a exposição "A Gente Faz Paz". A exposição mostra painéis com a linha do tempo do Viva Rio, os Murais da Dor (painéis com fotos e testemunhos de parentes de vítimas da violência) e painéis brancos para sugestões da população para os próximos 10 anos e pode ser vista até a próxima sexta-feira.