Secretário de Defesa dos EUA diz que Saddam está sob custódia da CIA

17/12/2003 - 7h52

Brasília - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, informou que a CIA, o Serviço de Inteligência norte-americano, encontra-se neste momento responsável pelo interrogatório do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, capturado no sábado passado.

Fontes do governo afirmam que Saddam deve ficar sob custódia americana por pelo menos seis meses antes de ser extraditado para julgamento no Iraque.

O presidente dos Estados Unidos, George Bush, afirmou que Saddam Hussein merece a «pena máxima», mas repetiu que a decisão cabe aos iraquianos.

Bush prometeu, nessa terça- feira, quando falou com exclusividade para a rede norte americana ABC,que o chefe da Al-Qaeda, Osama bin Laden, também "será capturado vivo ou morto", como aconteceu com o antigo ditador iraquiano Saddam Hussein.Ele chegou a dizer que como Saddam Hussein, bin Laden estaria escondido em algum buraco.

Depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001, contra os Estados Unidos, os norte-americanos iniciaram a busca pelo dirigente da Al Quaeda.

As informações são da agência Lusa e da Rádio Nederland