Ranking do atletismo internacional tem 36 brasileiros entre os 50 melhores en cada pro

17/12/2003 - 15h13

Brasília, 17/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ranking mundial da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), ao fim da temporada de campo e pista, conta com 36 brasileiros entre os 50 melhores em cada prova. O ranking resulta das marcas obtidas pelos atletas de acordo com a importância do torneio. Olimpíada, Mundial ou Golden League, por exemplo, contam maior número de pontos.

Jadel Gregório é o melhor atleta do país no ranking. Ele ocupa a segunda posição no salto triplo, atrás apenas do sueco Christian Olsson, medalha de ouro no Mundial de Paris e sucessor do britânico Jonathan Edwards, o recordista mundial que recentemente abandonou as competições.

Paralelamente, a IAAF divulga as listas de resultados em 2003. Na lista, 28 brasileiros estão entre os 50 melhores em suas provas. No masculino, a melhor posição é a do revezamento 4x100m, no masculino, com 38.26, marca que deu ao Brasil a medalha de bronze no Mundial de Paris, em agosto.

"O atletismo viveu um ano muito bom", disse o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo. "Tivemos quatro finalistas e uma medalha no Mundial de Paris e ganhamos 16 medalhas no PAN de Santo Domingo", lembrou.

"Vencemos o Campeonato Sul-Americano e vimos uma nova geração mostrar seu potencial", afirmou o dirigente, lembrando o ouro ganho por Júlio César Miranda de Oliveira, no lançamento do dardo, no Mundial de Menores do Canadá, onde o país ainda teve dois quartos lugares, com Franciela Krasucki (100m) e Jailma Sales de Lima (heptatlo).