Professores públicos ganham financiamento para casa própria

17/12/2003 - 11h27

Brasília, 17/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Professores da rede pública de ensino com renda familiar de até R$ 2.400 poderão ter acesso a financiamentos da Caixa Econômica Federal para comprar, construir ou reformar imóvel. Inicialmente, apenas os professores das 29 cidades integrantes do programa Escola Ideal, do ministério da Educação, terão acesso ao recurso.

O professor poderá adquirir a casa própria através dos programas habitacionais da Caixa. O débito do financiamento será feito na folha de pagamento do servidor, de forma a reduzir os custos financeiros e as taxas de juros.

Na manhã desta quarta-feira, os ministros da Educação, Cristovam Buarque, e das Cidades, Olívio Dutra, e o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, assinaram o protocolo de intenções. O dinheiro já está disponível para os professores.

Para Cristovam, o governo está dando o primeiro grande passo para a restauração da dignidade e da auto-estima do professor brasileiro. "Esse é um passo para resgatar as condições de vida dos dois milhões de professores que o Brasil tem".

Segundo ele, o financiamento vai integrar o professor à comunidade, elevar a condição de vida e dar mais tranqüilidade, "além de ser uma forma de complementar os salários, que a gente tem que reconhecer que no Brasil ainda são muito baixos".

Olívio Dutra disse que o governo já estuda a possibilidade do benefício ser estendido a outras classes de servidores públicos. Segundo ele, os professores foram os primeiros escolhidos para dar mais tranqüilidade e fazer com que ele se sinta mais estimulado, a trabalhar melhor com os alunos.

Para receber o financiamento, eles precisam ser efetivos há mais de três anos, não ser proprietário de imóvel, não possuir qualquer tipo de financiamento imobiliário e não ter recebido qualquer benefício da União.